Manutenção Corretiva, Preventiva, Preditiva e Detectiva.

Há tempos que a manutenção deixou de ser uma atividade de apoio e passou a fazer parte da estratégia de custos e gestão de ativos de uma empresa. Mesmo que ainda não seja exatamente comum, o PCM ou planejamento e controle da manutenção, tem uma função desejada por qualquer organização: a confiabilidade.

Confiabilidade é um conceito qualitativo que é transformado pela manutenção em dados quantitativos. Através dos tipos de manutenção corretiva, preventiva e preditiva, planeja-se uma estratégia que visa o aproveitamento ótimo dos equipamentos e máquinas.

1. Manutenção Corretiva:  

É a forma mais primária, que consiste no ciclo “quebra repara”. É o reparo do equipamento depois que o mesmo sofre algum dano. E se pensada na visão total do sistema é uma manutenção mais cara.

Ela não é programada, já que é realizada após um equipamento estar avariado ou danificado. Além de ter maior impacto financeiro que as outras, acontece quando determinado equipamento ou máquina já apresenta mau funcionamento e precisa ser substituída.

Há altos prejuízos com a manutenção corretiva, por exemplo: Atrasos na produção, atividades não planejadas sendo feitas, falta de estoque de peças para reposição, além de parar toda a produção.

Exemplos:


2. Manutenção Preventiva: 

Como o próprio nome já diz, essa manutenção previne através de alguns estudos, possíveis danos que podem atrapalhar o desempenho dos equipamentos ou até mesmo ocasionar algum defeito nos mesmos. Além dos estudos é preciso analisar o local de instalação, estado de equipamento e as condições elétricas em que ele se em contra, entre outros fatores. E para que ela funcione é necessário que não tenha intervenções corretivas.

De acordo com a norma 5462 da ABNT, as manutenções preventivas têm o intuito de reduzir as chances de falhas ou avarias precoces, que surgem do funcionamento incorreto ou intensivo de uma máquina.

Vantagens:

Exemplos:


3. Manutenção Preditiva: 

Assim como a anterior previne danos nos equipamentos, entretanto essa é feita através de acompanhamento de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível.

4. Manutenção Detectiva:

As ações de manutenção detectiva só devem ser feitas por pessoas da área de manutenção com treinamento para desempenhar essa função, junto ao profissional de operação, pois esse trabalho consiste em identificar as falhas ocultas para garantir o perfeito funcionamento dos aparelhos.


Concluindo:

Não existe uma receita perfeita para escolher o tipo de manutenção ideal. Na maioria das vezes a melhor estratégia é utilizá-las em conjunto e de acordo com cada situação. À primeira vista pode-se pensar que a manutenção preventiva seja a ideal. Mas não, nem sempre. Pois quando seu custo for maior que a corretiva, por exemplo, no final das contas, ela será a mais custosa. 

A decisão correta virá de uma análise constante e da modelagem da confiabilidade. Os tipos de manutenção devem ser vistos como opções específicas para cada caso. Ela adquire um lugar estratégico quando deixa de ter apenas eficiência, e passa a ter eficácia.

E aí foi interessante conhecer de forma mais objetiva a Corretiva, Preventiva, Preditiva e Detectiva?
Vamos publicar uma série de informações sobre as principais marcas de automação industrial, siga a gente nas redes sociais e não perca essa série, acho que poderá ser útil a você futuramente.

A Indusprime é especialista em vendas e consertos de equipamentos eletrônicos industriais como: IHM’S, CLP’S, SERVO DRIVES, TP’S DE ROBO, FONTES, PLACAS ELETRÔNICAS DEDICADAS, INVERSORES DE FREQUÊNCIA, SERVO MOTORES, SOFT-STARTERS, E COMPONENTES INDUSTRIAIS IGBT, TIRISTORES, PONTES RETIFICADORAS, TECLADO DE MEMBRANA, TOUCH SCREENS, CARCAÇAS DE IHM’S, CI’S, CAPACITORES, TRANSISTORES, PLACA DEDICADAS DE INVERSORES E IHM E ETC

Atualmente trabalhamos com as seguintes marcas: Siemens, Rockwell, Schneider, Fanuc, ABB, Kuka, Yaskawa, Comau, Sew, Omron, Danfoss, Weg, EZAutomation, Drim Robotics, Mitsubishi Eletric e etc…

Você já conhece os serviços de manutenção da Indusprime? Realizamos manutenções corretivas e preventivas em seus equipamentos industriais, clique aqui ou solicite por email o contato de nossos consultores

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.